CURSISTA:
ROSIANE FERREIRA SANTANA
UNIDADE
3 –
ATIVIDADE 3_5 CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
ESCOLA:
E. MUNICIPAL BENEDITO PEREIRA LIMA.
MUNICÍPIO: SÃO JOÃO DA LAGOA
FORMADORA: SUZANA ALVES ARÁUJO
Conceito de Currículo e o Processo de Integração de Tecnologias ao Currículo
O Currículo
Escolar é um elemento importante para o planejamento do professor, ele reflete
todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionadas aos
alunos.
Um currículo é um caminho a percorrer rumo
ao aprendizado dos alunos , pode ser visto como um guia sugerido sobre o que,
quando e como ensinar; o que, como, e quando avaliar. É formado pelos
componentes curriculares e por tudo o que acontece na escola, com a função de
orientar as atividades educativas, as formas de executá-las e suas finalidades.
O currículo
fica muito melhor elaborado quando se faz o uso das tecnologias, pois são várias as contribuições no
desenvolvimento do currículo, possibilitando mudanças na aprendizagem, no ensino
e na gestão da sala de aula tornando possível estabelecer outros
mecanismos para troca de informações, interação e colaboração entre os
envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, de forma que a aula se torne
mais atrativa e que a aprendizagem aconteça de forma interativa.
Trabalhar com
o projeto PROCEL está dentro do currículo, pois incluiu temas transversais,
focalizando o meio ambiente, levando os alunos a se conscientizarem que é
preciso conservar o meio ambiente. Os
conteúdos identificados no projeto desenvolvido com os alunos estão inseridos
no currículo formal. Os conceitos, atitudes e procedimentos desenvolvidos
também foram explicitados no plano de aula e fazem parte do currículo e o que
os alunos aprenderam sobre o uso de tecnologias constituem parte do
currículo.
A tecnologia por si só não é capaz de resolver todos os desafios
educacionais, mas a maneira como os profissionais da educação encaram essa
tecnologia é determinante para que a mesma seja uma forte aliada na mudança proporcionando
situações de aprendizagem significativa, onde os alunos serão construtores do
seu próprio conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário